Biografia

Vilmara Bello

 

Nasci em São João do Triunfo no estado do Paraná em 23 de Março de 1970. 

Desde que aprendi as primeiras letras do alfabeto, rabisco as bordas dos meus cadernos como uma forma de me exressar. Daí a origem da poesia em minha vida.

Na adolescência me tornei jogadora de voleibol e mais tarde me profissionalizei no esporte. Fase em que escrevi e li bastante e foi quando a poesia fez sentido para mim. Em função de uma lesão e mais tarde uma cirurgia no ombro direito, tive que deixar o voleibol. Senti muito porque o voleibol era a minha bússola em termos de disciplina, perseverança, determinação e companheirismo.

Nessa época já cursava a faculdade de Letras e escrevia uma coluna semanal no Jornal da Cidade de Araçatuba no interior de São Paulo. Tempos depois, abandonei o curso de Letras e comecei fazer Comunicação Social, (Publicidade e Propaganda), fui ser redatora na emissora TVI/SBT Interior, período em que escrevi praticamente todo meu primeiro livro, MINHA NUDEZ, publicado em 1993, com ajuda de amigos e da Faculdade, numa produção independente. O segundo livro POR TRÁS DA CARNE foi publicado em 1995. Neste mesmo período mantínhamos um grupo de poetas e músicos e criamos um jornalzinho/folhetim alternativo chamado: SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS que circulava na faculdade de Comunicação.

Em 1996 mudei para São Paulo como aluna especial do Curso de Mestrado da ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP). Em 1997 voltei para Araçatuba e fui contratada pelo Jornal Folha da Região, dessa vez na área de marketing, em função da minha formação. Tive a iniciativa de buscar os meios para implantar a reforma editorial e gráfica do jornal, o provedor de internet e o jornal on-line, quando a internet ainda era "coisa de outro mundo".  Embora em plena atividade profissional havia qualquer coisa que me fazia querer ir embora.

Até que resolvi deixar o Brasil, fui primeiramente para a cidade de Orlando na Florida USA, lá trabalhei com uma grande pessoa e jornalista, Valeria Haddad que na época mantinha dois jornais para Brasileiros em USA, O PASQUIM e THE BRAZILIAN JOURNAL, nós duas fazíamos absolutamente tudo no jornal, desde a reportagem, fotografia, edição, diagramação, distribuição, etc. Promovi e divulguei meus livros na Flórida através de eventos que reunia a comunidade brasileira e amigos que fiz por lá.

A vida na Flórida, era um pouco árida e não fazia sentido também. Nos finais de semana eu fazia rejunte em azulejos, passei alguns domingos rejuntando os azulejos das piscinas da Disneylândia sob um sol de 38 graus. Me sentia cansada de algumas utopias intelectuais, de mídia, egos,cansada de escrever, cansada de jornal, de só falar e escrever em Português mesmo vivendo nos Estados Unidos. Tinha vontade de sumir no mundo, ir para mais longe e foi o que fiz.

Em julho de 1998 me mudei para Inglaterra/Londres, onde minha irmã vivia, lá iniciei um longo e duradouro exercício de humildade. Cuidei de crianças, cachorros, gatos, aprendi cozinhar num café brasileiro, limpei banheiros, casas, jardins, cuidei de uma Marquesa falida que pertenceu à pomposa Aristocracia Britânica. Trabalhei no café da TATE MODERN (Uma galeria de Arte Moderna às margens do Rio Tamisa) e na sede da Organização Mundial do Café, nunca fui tão polivalente em minha vida.

Ainda que tentasse, não consegui me afastar da poesia e em 1999, comecei a participar do ENCONTRO DE POETAS BRASILEIROS no restaurante Terra Brasil. Deste evento resultou o encontro com a professora Else VIEIRA, naquela epoca era visitante da Universidade de Oxford, atual Coordenadora de Português da Escola de Línguas, Linguística e Filme, Queen Mary, University of London e responsável pelo Encontro Mundial de Escritores Brasileiros Residentes no Exterior e organizadora da Primeira Antologia Poética da Diáspora Brasileira e coordenadora do Projeto “Entre-lugares da Literatura da Diáspora Brasileira”  do qual faço parte até os dias atuais, participando dos encontos internacionais que reune poetas e escritores brasileiros residentes em diversos lugares do mundo.

Em 2000, juntamente com o poeta Natan Barreto idealizei o evento "Brazilian Poetry",  encontros poéticos que reunia poetas brasileiros residentes na Inglaterra para leitura e apresentação de autores Brasileiros, esses eventos aconteciam em espaços culturais da Londres e tiveram o apoio de divulgação da rede BBC/Brasil de Televisão.

Estudei música (saxofone) e tradução na Universidade de Westminster, viajei por diversos países, principalmente jogando torneios amadores de volêi defendendo a equipe inglesa da qual fiz parte enquanto vivi na Inglaterra. Voltei ao Brasil em outubro de 2003.

Atualmente resido em São Paulo, trabalho no mercado imobiliário e desenvolvo projetos ligados a literatura e ao Esporte.